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Unimed Gerais de Minas: Como a digitalização transformou a gestão de documentos

Unimed Minas Gerais

Unimed Gerais de Minas – Unimed Curvelo Cooperativa de Trabalho Médico Ltda – é uma cooperativa de saúde que oferece atendimento de qualidade para a população do Alto São Francisco, em Minas Gerais.

Com o objetivo de fornecer assistência médica excepcional aos seus beneficiários, a cooperativa tem quase 200 médicos cooperados e atende a mais de 40 mil pessoas através dos seus planos de saúde.

A missão da cooperativa é promover a saúde, prevenir e tratar doenças, e oferecer serviços médicos e hospitalares de alta qualidade, com ênfase na humanização do atendimento.

A cooperativa se destaca por sua preocupação com o bem-estar dos pacientes, fornecendo um atendimento personalizado e multidisciplinar, que inclui desde consultas médicas até procedimentos de alta complexidade.

 

Desafios enfrentados pela Unimed 

 

Com quase 200 médicos cooperados e mais de 40 mil beneficiários de seus planos, a Unimed Gerais de Minas enfrentava grandes desafios.

Alguns deles eram os altos custos de armazenamento de documentos físicos, além da necessidade de locação de imóveis para estocagem de milhares de documentos.

Esses fatores geravam um grande impacto financeiro para a cooperativa.

Outra grande dificuldade enfrentada pela Unimed Gerais de Minas era o processo de restituições do SUS.

A ANS (Agência Nacional de Saúde) periodicamente solicitava documentações dos assistidos da cooperativa, estipulando prazos para a apresentação das mesmas.

Caso a cooperativa não apresentasse essa documentação, poderia sofrer sanções como notificações, multas e até mesmo perder direitos de comercializar os planos.

 

Soluções implementadas com o Projeto GEDIC 

 

Diante desses desafios, a cooperativa implementou o Projeto GEDIC.

Um processo de gestão de documentos que envolveu a digitalização e microfilmagem dos documentos e a implantação do software ArqGED.

Com essa ferramenta, a Unimed Gerais de Minas passou a controlar todas as documentações e informações processuais dos setores de cadastro, recursos humanos, financeiro, faturamento e contábil. 

Entre as soluções implementadas, destaca-se o processo de consulta, em que a documentação fica disponível para acesso 24 horas através do ArqGED.

Além disso, o sistema identifica e aponta a documentação faltante, mostrando qual documento está ausente para que o processo continue em conformidade. 

 

Economia com a locação de espaço físico e resposta rápida às demandas judiciais e da ANS 

 

Com a digitalização dos documentos, a Unimed Gerais de Minas conseguiu economizar com a locação de espaço físico para armazenagem.

Além disso, o departamento jurídico consegue responder uma demanda judicial ou de restituição do SUS em tempo hábil, com a comodidade de executar sem levantar da mesa.

Os processos e rotinas da UGM passaram por mudanças que otimizaram toda a operação da unidade.

As novas ações diminuíram principalmente os custos com multas pelo não cumprimento dos prazos devido à morosidade nas buscas dos contratos de demandas judiciais.

Além disso, possibilitara a Unimed a manter-se em conformidade com os prazos legais da ANS. 

 A Unimed Gerais de Minas é um exemplo de como a digitalização pode transformar a gestão de documentos, trazendo agilidade, eficiência e economia. 

 

Assista ao vídeo para saber mais:

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