O que nos diferencia?

Como funciona a integração por API da ArqSign?

Imagem de capa de artigo com o tema: “Como funciona a integração por API da ArqSign?”

Você, que já conhece as soluções da Arquivar, sabe como funciona a integração por API da ArqSign?

Como nunca, os gestores investem em soluções como ERP, CRM, GED e plataformas de assinatura eletrônica para otimizar processos.

Acontece que esses softwares podem ser de fornecedores diferentes e, por isso, não estão integrados. Dessa forma, os colaboradores precisam lidar com os sistemas de gestão e a plataforma de assinatura eletrônica separadamente. 

Isso gera retrabalho, aumenta a possibilidade de falha humana, cria múltiplos locais de armazenamento e organização de documentos, complicando a rastreabilidade.

A solução para este problema é a integração de softwares via API. Nesse sentido, a Arquivar tem uma gama de soluções que auxiliam nessa transformação digital.

Para você conhecer mais sobre este assunto, esclarecemos as dúvidas mais recorrentes até o final desta matéria. Confira!

>> Enquanto lê o artigo, escute o conteúdo em vídeo:

O que é uma API?

API é a abreviatura de Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Em outras palavras, trata-se de uma forma de comunicação entre sistemas que permite a integração entre eles.

Uma API é um conjunto de regras e protocolos de acesso a objetos e sistemas que permite que diferentes softwares se comuniquem entre si. Ela define como os componentes de software devem interagir e quais operações podem ser realizadas por meio dessa interação.

9 vantagens que a API da ArqSign oferece

A integração por API da ArqSign oferece vantagens, como:

1. Integração de Sistemas

Nossa API permite que diferentes sistemas e aplicativos se comuniquem entre si, permitindo a troca de dados e funcionalidades. Isso facilita a integração de sistemas e a interoperabilidade.

2. Reutilização de Funcionalidades

Com ela, desenvolvedores podem acessar e utilizar funcionalidades específicas de um serviço ou aplicativo sem precisar reinventar a roda. Isso economiza tempo e esforço no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

3. Expansibilidade

As APIs facilitam a expansão de um sistema ou serviço, permitindo que terceiros desenvolvam complementos, extensões e integrações personalizadas. Isso aumenta a flexibilidade e a capacidade de adaptação.

4. Aceleração do Desenvolvimento

Ao usar a API da ArqSign, os desenvolvedores podem acelerar o desenvolvimento de aplicativos, uma vez que não precisam criar todas as funcionalidades do zero.

5. Maior Eficiência

É possível automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência operacional, economizando tempo e recursos.

6. Acesso a Dados e Recursos

Fornece acesso a dados e recursos específicos de um sistema ou plataforma e permite que aplicativos aproveitem informações valiosas e ofereçam serviços avançados.

7. Melhoria da Experiência do Usuário

A integração por API da ArqSign oferece uma experiência mais rica aos usuários, agregando funcionalidades adicionais.

8. Segurança

Nossa API pode ser configurada para controlar quem tem acesso a quais recursos, ajudando a manter a segurança dos sistemas e dos dados.

9. Inovação

A disponibilidade de APIs públicas pode incentivar a inovação, permitindo que desenvolvedores criem novos produtos e serviços com base em plataformas existentes.

Em outras palavras, as APIs são fundamentais para a conectividade, a eficiência e a inovação no mundo digital, desempenhando um papel crucial na construção de aplicativos e serviços modernos.

Como a ArqSign pode auxiliar o seu negócio?

Descomplicar processos é uma das preocupações quando falamos em integração por API. Sendo assim, você precisa conhecer a plataforma da ArqSign, um software pronto para se conectar com dois sistemas ou mais.

Mão de pessoa programadora manipulando teclado de computador com uma caneta em meio aos dedos. Sobre a imagem, códigos de programação ilustrando a integração por API da ArqSign.
API significa Interface de Programação de Aplicativos (Imagem: Freepik)

O tipo de API de integração para assinatura digital da ArqSign é aberta. Isso permite a adaptação de sistemas externos para se adaptar a API da ArqSign.

Venha entender mais sobre essa solução.

A ArqSign existe para solucionar problemas.

A gestão de documentos assinados em um processo tradicional é complexa. Isso porque a demora e burocracia desse processo, só geram altos custos para o negócio. Além disso, sempre existe a possibilidade de extravio ou danos nos documentos.

Por outro lado, a assinatura digital vem solucionar esse problema. 

Mas, como as empresas geralmente já utilizam outros sistemas de gestão, uma dúvida comum é sobre como funciona a integração por API.

Como funciona a integração por API ArqSign?

A ArqSign é uma plataforma ultra segura destinada a possibilitar a assinatura eletrônica com ou sem o uso de certificado digital. Desse modo, através da integração via API, o sistema da sua empresa passa a contar com a assinatura de documento dentro dele.

Os requisitos sistêmicos básicos para a integração por API da ArqSign são:

  • Possuir uma chave válida de acesso API (Appkey – disponível em todas as contas ativas ArqSign);
  • Estar com a conta ArqSign ativa.

No processo de envio de documento para assinar, segue abaixo os requisitos:

  • ID ativo de um usuário que será o responsável pelo envio dos documentos via API;
  • ID de pasta, onde o documento gerado será arquivado na plataforma ArqSign.

Na prática, o sistema seguirá como na demonstração a seguir:

Gráfico apresenta as fases de integração por API da plataforma ArqSign
Entenda como funciona a integração por API ArqSign.

 

Funções da API para assinaturas digitais

Após integrar a plataforma ArqSign ao sistema da sua empresa, algumas funções são disponibilizadas para uso rotineiro. São elas:

Gestão de Documentos Assinados Digitalmente

Uma das ferramentas mais importantes para a gestão de documentos é a organização com fácil acesso. Porém, ela deve atender a um mínimo de requisitos de segurança.

Nesse contexto, a ArqSign assegura uma plataforma adequada e completa. Nela, você pode criar diretórios (pastas) e conceder acesso apenas às pessoas específicas. Tudo conforme a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD).

Experiência e Satisfação dos seus Clientes

Com uma integração, os clientes não precisarão lidar com uma plataforma ou sistema adicional. Eles se mantêm num sistema com o qual já estão habituados, evitando a insatisfação com mudanças.

Por outro lado, a adaptação às novas funcionalidades é muito simples e não impacta na produtividade, uma vez que não há alterações significativas na rotina.

Investir na ArqSing é Garantir uma Parceria Vantajosa 

Para além dos benefícios que uma integração por API de uma plataforma de assinaturas digitais pode trazer, está a visibilidade no mercado.

Quando sua empresa contrata um fornecedor renomado e com autoridade reconhecida, isso também agrega valor à sua marca. 

Dessa forma, a parceria pode trazer uma vantagem competitiva interessante no nicho de atuação. Além disso, organizações que se dedicam a trazer fluidez aos processos por meio de tecnologia são mais bem vistas pelos clientes.

Gostou de saber como funciona a integração por API da ArqSign? Quer conhecer mais sobre nossa plataforma? 

Faça um teste grátis por 15 dias, não é necessário incluir cartão de crédito ao criar sua conta. Comprove todos os benéficos, na prática.

>> Faça um teste grátis por 15 dias

Outras soluções da Arquivar para o seu negócio

O ArqGed é o software de gestão documental e de processos Business Process Management (BPM) da Arquivar. Com 7 módulos integrados, ele oferece uma solução completa para a gestão de contratos. 

O ArqGed utiliza a abordagem Business Process Model and Notation (BPMN) para criar fluxos personalizados, incluindo tarefas de autorização e assinatura eletrônica/digital, conforme o tipo de contrato.

Com ele, você reduz riscos e garante o sucesso de acordos comerciais com o Contract Lifecycle Management (CLM), o Gerenciamento do Ciclo de Vida do Contrato.

Crie seus contratos diretamente na plataforma, definindo o fluxo de responsáveis, aprovações e critérios para cada etapa. Notifique as partes envolvidas estrategicamente para garantir um processo rápido e eficiente.

>> Conheça o ArqGed: seu Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos!

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden