O que nos diferencia?

A importância do processo gerencial para o sucesso organizacional

Quando uma empresa define um objetivo a ser alcançado, os gestores devem estruturar essa jornada com base em um processo gerencial. Somente assim será possível conquistar o crescimento, e isso vale para negócios de todos os portes.

Gerenciar uma empresa significa estar a par de todos os aspectos que a movimentam, como questões relacionadas aos funcionários, às finanças, ao relacionamento com o cliente, e por aí vai. O acompanhamento dessas atividades é possível justamente por meio dos processos gerenciais.

Mas, afinal, do que se trata esse conceito? Abordaremos o assunto neste artigo e, em breve, você vai entender tudo sobre o tema. Acompanhe!

O que é processo gerencial?

O processo gerencial, em essência, refere-se a uma série de atividades que visa planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos disponíveis para atingir metas e objetivos predefinidos.

É uma forma de orientar e acompanhar o andamento de projetos, permitindo que se tenha consciência sobre cada nova etapa ao longo do processo. Os principais elementos que compõem o conceito de processos gerenciais são: objetivo e ações.

Cubos de madeira dispostos sobre uma mesa. Cada cubo apresenta um símbolo específico, como lupa de pesquisa, engrenagem, alvo, e outros.
Entenda o que é processo gerencial e veja dicas para implementar na sua empresa! (Foto: Freepik)

Por exemplo, imagine que sua empresa tem a finalidade de vender determinado produto. Para atingir tal objetivo, é preciso realizar uma sequência de ações como estudos, produção, teste de qualidade, estratégias de divulgação, e finalmente, aplicar o argumento de venda.

São muitas etapas, certo? Na prática, o processo gerencial consiste em:

  • Planejar as ações;
  • Organizar as atividades e os recursos;
  • Liderar os funcionários;
  • Controlar, monitorar e avaliar a execução das ações.

Quais são os tipos de processos em uma empresa?

Para que a explicação fique ainda mais compreensível, vamos explorar um pouco sobre os três tipos de processos existentes em uma organização:

  • Processos Primários
  • Processos de Suporte
  • Processos Gerenciais

Processos Primários

São aqueles que estão diretamente relacionados à atividade principal da empresa. Por exemplo, os processos primários de uma companhia de manufatura são a produção e a venda.

Processos de Suporte

Aqui nos referimos a atividades internas que estão diretamente ligadas aos processos primários, pois são fundamentais para que estes se cumpram. Os processos de suporte, porém, não possuem vínculo com o consumidor final.

Como exemplo, podemos citar as atividades de Recursos Humanos (RH), desde a contratação até as estratégias que visam elevar a produtividade.

Processos Gerenciais

Por fim, o processo gerencial pode ser resumido como a administração dos outros processos. Como vimos anteriormente, os processos servem, basicamente, para organizar e avaliar a execução das ações, garantindo um bom workflow (fluxo de trabalho).

Um exemplo prático é o mapeamento de processos dentro de uma empresa.

Por que o processo gerencial é importante?

O processo gerencial é de suma importância para o sucesso das organizações. Através dele, é possível ter um panorama sobre o que acontece na empresa, além de ter uma estrutura sólida para a execução das tarefas de cada projeto.

Dessa forma, a empresa consegue obter os seguintes benefícios:

  • Aumento da eficiência operacional: processos bem estruturados são realizados com mais agilidade e qualidade, elevando a eficiência das operações a outro patamar;
  • Adaptação a mudanças: a capacidade de adaptação melhora a resiliência organizacional, permitindo que a empresa aproveite oportunidades emergentes e minimize os impactos negativos das mudanças;
  • Tomada de decisões informada: o processo gerencial fornece informações valiosas através da coleta e análise de dados. Isso capacita os gestores a tomar decisões informadas e estratégicas;
  • Integração: com uma visão geral sobre os processos da empresa, torna-se mais fácil promover a integração e o compartilhamento de informações entre as equipes.

O que faz um profissional de processos gerenciais?

Quando falamos em um conceito, como o de processo gerencial, pode ser difícil visualizar sua funcionalidade na prática, certo? Por isso, vamos demonstrar quais são as principais formas de atuação de um profissional da área.

De um modo geral, a função desse profissional é manter um olhar amplo e apurado sobre os processos da empresa e identificar oportunidades de melhoria. Conforme já mencionado, o responsável deve planejar, organizar, liderar e controlar.

Empresário usa quadro com post-its e anotações para apresentar um processo gerencial aos seus colegas
Entenda o que é processo gerencial e veja dicas para implementar na sua empresa! (Foto: Freepik)

Esses profissionais podem ser classificados no mercado como Tecnólogo de Processos Gerenciais, Gerente de Processos ou Gestor de Processos. Trata-se de um campo multidisciplinar, uma vez que é preciso ter conhecimentos abrangentes, envolvendo recursos humanos, marketing, financeiro, administração e logística.

Dentro de uma empresa, o profissional tem diversas possibilidades de atuação. Por exemplo, no ramo da administração, ele pode realizar mapeamento de processos ou no plano de negócio. Já no RH, a atuação pode ser na liderança de equipes ou na elaboração de políticas internas, entre outras questões.

Existe diferença entre processo gerencial e gestão empresarial?

Embora esses termos estejam interconectados e se sobreponham em muitos aspectos, existem diferenças entre eles, as quais vamos explicar de forma simplificada.

A gestão empresarial engloba um escopo bem amplo e abstrato, representando a coordenação geral de todos os recursos e atividades de uma organização. Isso inclui o desenvolvimento de estratégias, a definição de metas, a tomada de decisões estratégicas e a orientação da organização em direção ao sucesso a longo prazo.

Já o processo gerencial refere-se às atividades específicas, com foco na execução de tarefas e na coordenação eficiente de recursos para alcançar metas. Os processos gerenciais são partes integrantes da gestão empresarial, representando as etapas práticas e operacionais da administração.

Em suma, a eficácia na gestão empresarial frequentemente depende da eficiência dos processos gerenciais implementados.

Como implementar processos gerenciais?

Veja algumas dicas práticas e básicas para aplicar processos gerenciais na sua empresa!

1. Identifique objetivos

Defina claramente os objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo. Isso fornecerá a base para a criação de estratégias e planos. A partir disso, é possível estabelecer metas mensuráveis e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso.

2. Planeje e organize

Realize uma análise para entender o contexto interno e externo da organização. Inclusive, isso torna mais fácil a atribuição de funções adequadas aos colaboradores, bem como a distribuição eficaz de recursos.

3. Acompanhe etapas e resultados

Monitore a execução das tarefas definidas e os resultados oriundos dessas ações. 

Pessoa empresária tocando um tablet que mostra gráficos de resultados de um processo gerencial
Entenda o que é processo gerencial e veja dicas para implementar na sua empresa! (Foto: Freepik)

É importante manter registros sobre essas movimentações, tanto para identificar atividades bem-sucedidas como para detectar oportunidades de melhoria e até mesmo fazer análises futuras.

4. Invista em tecnologia

Introduza tecnologias e sistemas que possam otimizar os processos organizacionais, como softwares de gestão empresarial, plataformas de automação e ferramentas de análise de dados.

Processo gerencial: como a Arquivar pode te ajudar?

A virtualização de processos é uma realidade que veio para ficar, e são inúmeras as ferramentas capazes de tornar a sua empresa mais tecnológica. A ampla gama de soluções da Arquivar podem provar isso!

Sabe aquela pilha de documentos empresariais desorganizados? Nós podemos resolver este problema, oferecendo uma gestão documental de excelência, incluindo o método CLM (Contract Lifecycle Management), que significa Gerenciamento do Ciclo de Vida de Contratos.

Tudo isso acontece na nossa plataforma de gestão eletrônica de documentos, a ArqGED. O software possui módulos personalizáveis de acordo com a realidade da sua empresa, pois utiliza uma abordagem BPMN (Business Process Model and Notation). Isso significa que todo processo gerencial será modelado a partir de uma linguagem padronizada.

Ficou interessado? Conheça agora mesmo os nossos serviços!

Continue conosco em nosso blog: aprenda o que é BPO (Business Process Outsourcing) e por que é uma estratégia importante para o seu negócio!

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden