Como a integração de sistemas pode reduzir custos na saúde
A integração de sistemas pode afetar positivamnete diversas áreas, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço prestado
A terceirização de serviços é uma prática comum em muitas indústrias, pois permite que as empresas se concentrem em suas principais competências enquanto delegam outras atividades a profissionais qualificados externos. Existem várias razões para contratar uma empresa de terceirização de serviços, como redução de custos, acesso a especialistas e maior eficiência.
Enquanto o contratante se beneficia da mão de obra externa, seja na área da limpeza, TI, segurança ou outra atividade, a empresa contratada tem uma série de requisitos a cumprir e desafios a superar. Entre eles podemos citar o cumprimento de contratos e regras, e a gestão dos seus funcionários.
Diante disso, cabe às empresas de terceirização buscar soluções que contemplem suas necessidades. Temos a virtualização de processos como exemplo, que inclui, entre outras ferramentas, o RH Digital. Este é o tema do nosso artigo de hoje.
Assista ao vídeo em que apresentamos uma plataforma de RH Digital e, em seguida, leia o conteúdo para saber mais sobre o assunto!
Inicialmente, a terceirização é vista como uma vantagem para as empresas contratantes, o que é uma verdade. No entanto, muitas vezes os desafios que as empresas de terceirização enfrentam não são notados com tanta clareza.
Para oferecer serviços de qualidade, essas companhias devem contar com mão de obra qualificada em seu quadro de funcionários, a fim de garantir a satisfação do cliente. Afinal, a organização contratante demanda um trabalho altamente qualificado, de modo que possa direcionar maior atenção às suas atividades principais.
Recrutar, treinar, motivar e reter funcionários terceirizados qualificados é um desafio constante. Isso requer uma gestão eficiente de recursos humanos, incluindo processos de seleção robustos, programas de treinamento contínuo, políticas de retenção de talentos e uma abordagem estratégica para lidar com questões trabalhistas.
Nesse caso, é interessante que a empresa inclua a digitalização do RH em seus processos — assunto que abordaremos no tópico seguinte.
Também é fundamental que a prestadora mantenha um padrão de qualidade na contratação e desenvolvimento dos profissionais que serão terceirizados. Dessa maneira, é possível garantir bons resultados, independente de qual funcionário for selecionado para o trabalho em questão.
Inclusive, para entender as necessidades do cliente e verificar seu nível de satisfação, é essencial gerenciar o relacionamento com o contratante. Para tanto, o fornecedor deve manter uma comunicação clara e eficaz, atender expectativas dentro da sua possibilidade e resolver problemas ou reclamações de forma rápida e satisfatória.
Gerir contratos é mais um dos desafios recorrentes das empresas de terceirização. Essa é uma tarefa complexa, pois os contratos podem abranger vários aspectos, como escopo do trabalho, níveis de serviço, termos de pagamento e cláusulas de rescisão.
Tendo em vista que um dos desafios das empresas de terceirização de serviços é a gestão de recursos humanos, a virtualização de processos envolvendo a área é uma solução viável para promover otimizações.
A propósito, implementar novas ferramentas na organização é uma forma de modernizá-la, aumentando seu potencial competitivo e melhorando operações internas e externas.
Diante dessa necessidade, a digitalização do setor é o caminho certo para prestar serviços terceirizados com mais eficácia. O RH Digital é uma ferramenta que incorpora tecnologia nas operações de recursos humanos, envolvendo a automatização das variadas tarefas pelas quais o departamento é responsável.
As aplicações do RH Digital são abrangentes, afinal, contemplam todas as atividades operacionais do setor. Isso inclui as etapas do processo seletivo, emissão e assinatura de contratos no meio eletrônico, gestão de documentos digitais etc.
Como vimos, o RH Digital refere-se à utilização de tecnologia e sistemas digitais para otimizar e melhorar os processos de recursos humanos. Logo, uma empresa de terceirização de serviços pode se beneficiar da implementação dessa ferramenta de diversas maneiras. Listamos abaixo as principais vantagens, acompanhe!
A implementação de sistemas de RH Digital permite a automação de várias tarefas e processos, como recrutamento, seleção, integração de funcionários, folha de pagamento e delegação de tarefas externas. Isso reduz a carga de trabalho manual e a possibilidade de erros, além de agilizar os processos e economizar tempo.
Com sistemas digitais, é mais fácil acompanhar informações e dados dos funcionários, como histórico de emprego, habilidades, treinamentos e desempenho. Como resultado, facilita-se a atribuição adequada de funcionários terceirizados a projetos específicos, garantindo que as habilidades necessárias sejam correspondidas com precisão.
As empresas de terceirização podem coletar e analisar dados relevantes sobre seus funcionários terceirizados. Essas informações podem fornecer insights valiosos sobre o desempenho individual e coletivo, permitindo identificar tendências, tomar decisões estratégicas e implementar melhorias contínuas nos processos de terceirização.
O departamento de recursos humanos é um dos que mais manuseia volumes expressivos de documentos. Sendo assim, ocorre uma melhoria na gestão documental eletrônica proporcionada pela digitalização do RH, devido ao armazenamento em nuvem, assinaturas digitais e outras funcionalidades relacionadas aos arquivos.
Vale salientar que os documentos digitais são válidos e seguros quando administrados em uma plataforma confiável.
Para concluir, uma empresa de terceirização de serviços pode ter diversas vantagens ao digitalizar seus processos no setor de recursos humanos. Aderindo ao RH Digital, a organização trabalha com mais agilidade, confiança, eficácia e segurança.
Para atingir bons resultados nesse sentido, é preciso contratar uma plataforma especializada, como a solução RH Digital da Arquivar. Nosso serviço oferece:
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