O que nos diferencia?

A gestão documental é um processo crucial para qualquer organização. Isso porque, ela se refere ao controle e gerenciamento de todos os documentos importantes relacionados à empresa, garantindo que essas informações estejam disponíveis quando necessário. 

No contexto de hotéis e resorts, a gestão documental tem ainda mais relevância, uma vez que esses estabelecimentos gerenciam muitos dados, incluindo reservas, registros de hóspedes, informações financeiras e outros documentos importantes.  

Por isso, fizemos um conteúdo dedicado a este assunto para você que precisa administrar os documentos desse tipo de negócio, e deseja cumprir a tarefa com excelência. 

Como funciona a gestão documental para hotéis e resorts? 

A gestão documental para hotéis e resorts geralmente começa com a identificação e categorização dos diferentes tipos de documentos que precisam ser gerenciados.  

Isso pode incluir registros de hóspedes, dados financeiros, contratos, informações dos funcionários e outros tipos de documentos importantes. 

Como se trata de um alto volume de dados, a decisão mais inteligente e estratégica para tornar tudo mais simples e eficaz, é contar com o apoio de sistemas de gestão de documentos 

Nesse contexto, um software especializado pode conter recursos como: 

Dentre outras tecnologias que facilitem a gestão documental para hotéis e resorts com a devida qualidade.  

Tecnologia na gestão documental para hotéis e resorts 

A gestão documental para hotéis e resorts que lidam diariamente com alto volume de registros, precisa ter eficiência e garantir a segurança das informações. Além disso, a organização é primordial para tudo fluir como deve. 

Assim, a tecnologia é uma aliada importante nesse setor, e adotar um sistema de automação integrado pode ser a solução perfeita para que hotéis e resorts alcancem o sucesso na administração de documentos. 

Abaixo, seguem vantagens e benefícios que a gestão digital de documentos pode trazer ao setor hoteleiro: 

Softwares especializados em gestão documental para hotéis e resorts automatizam tarefas e centralizam informações, tornando a rotina dos profissionais mais produtiva e eficiente.  

E cá entre nós, isso é fundamental para garantir o bom andamento dos serviços e evitar falhas de comunicação entre as diferentes equipes.  

A digitalização de documentos é um dos primeiros passos para uma boa gestão documental para hotéis e resorts, pois reduz perdas e extravios de informações, garantindo a preservação dos documentos e evitando danos físicos acidentais ou como resultado de intempéries. 

Mas, ainda que haja documentos que precisem ser conservados fisicamente, é possível contar com a guarda documental terceirizada. Assim, o responsável pode gerir mesmo a distância esses documentos, garantindo que estejam íntegros pelo devido prazo e acessíveis sempre que precisar. 

A gestão documental informatizada permite o controle e o monitoramento das informações em tempo real, respondendo perguntas como: quando o documento foi recebido, quem o recebeu, quais colaboradores acessaram e estão cientes de alguma determinação e qual é o status do documento. 

Para hotéis e resorts, a privacidade e a segurança dos dados dos hóspedes são extremamente importantes. Com a necessidade de coletar informações pessoais dos clientes, é preciso manter tais informações sob total confidencialidade, tanto no ambiente físico quanto no virtual.  

Além disso, a troca de informações de pagamento com o hóspede, como no uso do cartão de crédito, deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Softwares especializados são a forma mais eficaz de garantir que as informações estejam seguras e em conformidades com a legislação. 

A guarda terceirizada de documentos é uma ótima opção para hotéis e resorts que desejam otimizar seus processos e garantir a segurança dos documentos físicos que precisam arquivar.  

Nesse modelo, a empresa contratada fica responsável pela gestão e armazenamento dos documentos, mantendo-os em um local seguro e acessível apenas para pessoas autorizadas.  

Além de garantir a segurança das informações, a guarda terceirizada também realiza o controle do prazo de arquivamento determinado por lei para cada tipo de documento.   

Ademais, com a liberação do espaço físico antes ocupado por arquivos, é possível utilizar as áreas de forma mais produtiva. Soma-se a isso a eliminação dos custos com a gestão de arquivos e aquisição de materiais para armazenamento. 

Gestão documental das equipes internas de hotéis e resorts 

Além da gestão das informações de hóspedes e parceiros de negócios, outra ferramenta que pode ser utilizada para otimizar o gerenciamento de documentações internas é um RH Digital.  

Basicamente, se trata de um sistema dedicado aos processos internos dos hotéis e resorts como: 

Dentre outras informações, pois com o RH Digital é possível centralizar informações, facilitando o acesso aos dados precisos dos funcionários. Além disso, um sistema automatizado facilita muito os processos de admissão, demissão, promoção ou transferência de funcionários. 

Porque adotar a gestão documental na administração de hotéis e resorts 

A gestão documental em si consiste em uma série de processos que envolvem a criação, organização, armazenamento, gerenciamento e descarte de documentos.  

Ao utilizar sistemas e processos adequados para gerenciar seus documentos, hotéis e resorts podem garantir: 

Mas, além desses ganhos, a gestão documental para hotéis e resorts é importante porque eleva o nível de serviço e a produtividade no dia a dia. Confira abaixo como a rotina pode ser facilitada: 

Acesso rápido a informações importantes 

A gestão documental permite que os hotéis e resorts organizem e arquivem todos os seus documentos de maneira eficiente. Isso facilita para encontrar informações importantes rapidamente, o que é essencial para garantir uma operação eficiente e eficaz. 

Aumento da eficiência operacional 

A principal contribuição é a redução do tempo necessário para encontrar e acessar informações necessárias ao atendimento. Isso, por sua vez, pode impactar diretamente na satisfação do cliente, pois permitirá que a equipe do hotel responda rapidamente às demandas dos hóspedes. 

Experiência do cliente 

Organizações de todos os setores reconhecem a importância de aproveitar a tecnologia para melhorar os processos internos e aumentar a eficiência dos negócios, impactando na experiência do cliente.  

É preciso manter-se sempre atualizado, detendo assim as preferências dos hóspedes frente a uma concorrência tão acirrada. Assim, as expectativas dos clientes têm sido um dos maiores fatores de inovação tecnológica e mudança operacional entre os hotéis na última década.  

Considerando todo esse contexto, a gestão de documentos do hotel pode ter um impacto direto nessa experiência entregue. Desse modo, os hotéis e resorts precisam diferenciar-se e adaptar seus processos para competir de forma saudável nesse mercado em constante mudança. 

Conclusão 

A gestão documental permite a implementação de processos mais sustentáveis e assertivos, além de possibilitar a automatização de tarefas e a melhoria contínua dos serviços prestados.  

Investir na gestão documental para hotéis e resorts é, portanto, uma decisão estratégica para a rede hoteleira que deseja se destacar positivamente.