O que nos diferencia?

A melhor assinatura digital para dentista: ArqSign

Em um consultório, dentista utiliza tablet para mostrar algo para paciente. Há o seguinte texto na imagem: “Assinatura digital em consultório odontológico”

A transformação digital está em curso. Ainda que algumas empresas fechem os olhos para isso, o processo é natural e orgânico, e a tendência é que se torne cada vez mais intenso em todos os setores do mercado. Aliás, é nesse contexto que queremos apresentar uma inovação que pode revolucionar seu consultório odontológico: a assinatura digital para dentista.

As assinaturas digitais funcionam por meio de certificados digitais que atestam sua validade jurídica. Além disso, só para se ter uma ideia, dados do Instituto Nacional de Tecnologia registraram um recorde de emissões de certificados digitais em setembro de 2021.

De fato, foram mais de 5 milhões de certificados emitidos no mês em questão, totalizando mais de 10 milhões de certificações ativas na época. Para entender melhor como assinaturas digitais podem ajudar dentistas que querem modernizar suas atuações, leia esse conteúdo até o final.

Antes de tudo,  vamos explicar como o serviço ArqSign ajuda a automatizar processos e elevar o seu negócio.

Afinal, o que é uma assinatura digital e eletrônica?

Em termos simples, assinatura eletrônica é toda aquela feita em ambiente eletrônico, utilizando um mecanismo eletrônico.

Ou seja, quando a presença física do signatário é dispensável para realizar a validação de um documento, por exemplo, significa que ali foi realizada uma assinatura eletrônica. Além disso, outros exemplos básicos de assinatura eletrônica são a biometria e o reconhecimento facial.

A assinatura eletrônica ArqSign é um serviço tecnológico que permite assinar e autenticar documentos de forma mais rápida, prática e segura. Em outras palavras, o serviço é protegido por senha, impedindo falsificações e torna o processo muito mais seguro, inclusive, se comparado com documentos físicos.

Mas, o que a assinatura digital? Entenda a seguir!

Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. Embora os termos sejam confundidos por sua semelhança e estejam de fato interligados, eles não significam o mesmo.

Foco na mão de uma pessoa utilizando um notebook sobre uma mesa
Entenda sobre assinatura digital e eletrônica. (Foto: Freepik)

Toda assinatura digital é uma assinatura eletrônica. A grande questão é que assinaturas digitais são exclusivamente validadas pelo Certificado Digital ICP-Brasil.

Isso significa que o signatário precisa ter uma espécie de identidade virtual, o certificado digital, e somente assim sua assinatura terá validade jurídica. Nesse sentido, a assinatura digital é equivalente a uma assinatura realizada a próprio punho.

Em resumo, assinatura eletrônica é um termo amplo que engloba não só a assinatura digital, como também outros tipos de autenticação.

Tipos de assinatura eletrônica

As assinaturas eletrônicas são divididas em três categorias: simples, avançada e qualificada. Veja o que significa cada um dos tipos de assinatura eletrônica!

1. Assinatura eletrônica simples

Nesta categoria, os fatores de autenticação são mais simples em comparação com os outros tipos. A comprovação da identidade do signatário pode ser feita com dados como e-mail, geolocalização, IP do computador, CPF/CNPJ, PIN, entre outros.

2. Assinatura eletrônica avançada

Este modelo exige um certificado digital com validade jurídica, mesmo que não seja emitido pela ICP-Brasil. Além disso, a assinatura eletrônica avançada utiliza mais camadas de segurança, incluindo criptografia.

Entenda mais sobre autenticações e recursos de segurança em assinaturas digtais e eletrônicas.

3. Assinatura eletrônica qualificada

Aqui, sim, temos um tipo de autenticação que requer Certificado Digital nos padrões ICP-Brasil. Portanto, as assinaturas digitais se encaixam nesta categoria, que, inclusive, é a mais segura entre as três. Vale mencionar que, na ArqSign, trabalhamos com assinaturas eletrônicas e digitais.

Portanto, após entender os conceitos importantes, vamos tratar de assinatura digital para dentista!

Como a assinatura digital para dentistas pode beneficiar o profissional?

A digitalização vem tomando conta de inúmeros processos, em todos os setores que possamos imaginar. É por isso que a assinatura digital na odontologia é um assunto importante a ser debatido, afinal, a ferramenta pode facilitar a rotina dos profissionais.

Imagine um cenário em que você já fez a consulta e o diagnóstico de um paciente, e ele precisa de um determinado procedimento que requer a sua liberação. Em outros tempos, isso só poderia ser feito com o dentista e o paciente presentes para assinar documentos, além de uma série de papéis impressos, que deveriam ser guardados.  

Mas com a assinatura digital para dentista isso é facilitado e automatizado, pois o processo pode ser feito através dos dispositivos digitais e pelas pessoas previamente autorizadas.

Veja como a ArqSign ajuda sua clínica odontológica e conheça 5 vantagens das assinaturas digitais!

1. Controle a integridade e autenticidade do documento

Suponhamos que durante o tratamento surge um novo quadro que demanda novos procedimentos. Qualquer alteração naquele contrato assinado fica anteriormente registrada na plataforma de assinatura.  

Então, tanto o dentista quanto o seu paciente conseguem verificar as informações alteradas e podem validar esse novo contrato da mesma forma que foi feito antes.

2. Garanta a segurança da informação na assinatura digital para dentistas

As assinaturas digitais são seguras porque necessitam da identidade virtual, ou seja, o certificado digital. Dessa forma, a autenticação pode ser provada, e nenhum dos signatários tem como negar a assinatura.

Em um consultório, dentista utiliza tablet para mostrar algo para paciente.
Saiba como a assinatura digital pode otimizar o trabalho de dentistas! (Foto: Freepik)

Além disso, em uma plataforma séria e confiável como a ArqSign, a segurança da informação é uma das premissas. Por isso utilizamos sistemas de senhas, criptografia e outros recursos.

3. Comprove a validade jurídica do documento

Quem ainda não migrou para esse formato de tecnologia pode ter dúvidas sobre a validade do documento. Mas em 2001 entrou em vigor a Medida Provisória 2.200-2, que garante essa validade diante das seguintes exigências:

  • Ambas as partes devem aceitar o formato de assinatura;
  • A assinatura deve ser passível de comprovação de autoria;
  • O documento deve ser passível de comprovação de integridade.

Cumprindo com esses três tópicos, a assinatura eletrônica e digital ArqSign pode ser utilizada e dará à documentação o valor jurídico que demanda.

É importante que você, dentista que utiliza assinatura digital, converse com o paciente sobre a ferramenta. Explique sobre praticidade, segurança e validade jurídica.

4. Economize, na prática

Ao implementar documentos digitais e a assinatura digital como forma de validação, você economiza uma grande quantia.

Além de eliminar a necessidade do consumo de papel, a economia vem na diminuição do uso de impressora, tinta e caneta. Isso sem falar no espaço físico necessário para manter tantos documentos físicos comportados.

5. Organize seu negócio e otimize o fluxo de trabalho

As empresas costumam gastar muito tempo somente para revisar documentos, se livrar daqueles que venceram e até mesmo manter o controle do que é emitido. Porém, os documentos assinados são eletronicamente arquivados também de maneira digital. Com isso a organização é mais simples, mais rápida e mais segura.

Dentista em consultório utilizando seu smartphone
Saiba como a assinatura digital pode otimizar o trabalho de dentistas! (Foto: Freepik)

O armazenamento é em nuvem, garantindo o acesso rápido e remoto a esses arquivos. Com a assinatura digital para dentistas da ArqSign, você também pode validar os documentos sem estar presencialmente no consultório.

Por exemplo, se tirou férias e precisa renovar a receita de um paciente, basta acessar o receituário digital e assinar digitalmente.

Conte com a assinatura eletrônica da ArqSign para impulsionar sua clínica Odontológica

Viu como a assinatura digital para dentistas é vantajosa? Com o serviço ArqSign, as vantagens são ainda maiores! Nossa solução é 100% adequada às exigências jurídicas, e garantimos total segurança para os signatários.

Estes são os nossos diferenciais:

  • Garantia de integridade do documento;
  • Verificação da autoria da assinatura no próprio arquivo;
  • Termo de aceite entre as partes registrado e detalhado;
  • Controle de vencimento de documentos;
  • Integração com API;
  • Referência em assinaturas e gestão de documentos.

Como posso fazer uma assinatura digital?

Ainda não sabe como fazer sua assinatura digital? Sem problemas, estamos aqui para ajudar no que for preciso. Siga estes três passos para criar sua assinatura digital para dentista:

  1. O primeiro passo é emitir seu Certificado Digital ICP-Brasil. Para isso, você precisa procurar uma Autoridade Certificadora (AC), isto é, um órgão responsável pela emissão da certificação;
  2. Feito isso, você deve selecionar o local de armazenamento do seu certificado. Nesta etapa você vai selecionar o modelo de certificação (A1 ou A3);
  3. Por fim, basta fazer a validação presencial através do cadastramento biométrico.

Para acessar a ArqSign, basta criar uma conta na plataforma. Aliás, temos a opção de conta teste gratuita, não perca! Comece uma revolução em seu escritório e utilize assinatura digital para dentistas!

>> Conheça a Assinatura Digital ArqSign

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden