O que nos diferencia?

Assinatura digital para clínicas: por que contar com essa tecnologia na gestão?

assinatura digital para clínicas

Implementar a tecnologia nos processos é uma atitude que deve ser adotada por toda clínica e consultório que deseja crescer, conquistar mais pacientes e, consequentemente, aumentar os resultados.

Com base nisso, a assinatura digital para clínicas é uma dos recursos tecnológicos que deve estar presente na rotina de instituições da saúde, otimizando a comunicação com os clientes, agilizando processos e facilitando a vida de profissionais. A seguir, entenda mais sobre essa solução.

Os principais benefícios da assinatura digital para clínicas

Entre os principais benefícios que a assinatura digital para clínicas oferece, pode-se destacar a economia na utilização de papel, agilidade na coleta de assinatura dos envolvidos, mais segurança no envio de documentos, entre outros pontos. A seguir, confira mais sobre cada um deles.

Redução da burocracia

Imagine, por exemplo, que a clínica precise coletar a assinatura de um paciente que esteja viajando em determinado período. O que a clínica faz nessa situação? Aguarda o paciente retornar, o que pode demorar semanas, ou envia os documentos por e-mail ou WhatsApp para que sejam assinados o quanto antes?

Quando a clínica conta com um sistema de assinatura digital, esse tipo de processo pode ser solucionado com muito mais agilidade, eliminando a burocracia das assinaturas físicas. Além de otimizar a gestão, é uma forma de agilizar também a rotina do próprio paciente que não precisa ser obrigado a visitar a clínica para realizar a assinatura.

Agilidade nos processos

Outro benefício que a assinatura digital para clínicas oferece está justamente na agilidade dos processos. Imagine, por exemplo, que determinado procedimento cirúrgico só possa ser realizado após todas as assinaturas serem coletadas nos documentos específicos.

Quando essa coleta acontece de forma física, exige-se que as pessoas se desloquem, o que pode resultar em demora e atrasos para que os procedimentos sejam iniciados, impactando na agenda da clínica e também do paciente.

Porém quando o envio de documentos e a coleta de assinatura acontecem de forma eletrônica, tudo se torna mais rápido e fácil, evitando qualquer tipo de imprevisto no planejamento.

Mais segurança

Realizar o compartilhamento de documentos é algo que necessita de total segurança, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso à determinadas informações.

Com o envio de documentos de forma digital, essa segurança é garantida, pois o documento é enviado apenas para os canais pessoais da pessoa envolvida, no caso de clínicas: o paciente.

Além disso, os documentos eletrônicos podem ser guardados com muito mais segurança, tanto pela clínica como pelo paciente, pois tudo fica arquivado digitalmente. Assim, os documentos não são perdidos ou danificados pelo tempo ou ambiente, como a umidade.

Otimização do trabalho da equipe

Com a solução de assinatura digital para clínicas, a equipe também sai ganhando. Isso porque, para coletar assinaturas basta que a equipe faça a solicitação por e-mail ou whatsapp, sem necessitar ligar para cada paciente. Dessa forma, a equipe consegue otimizar os processos e se concentrar em outras tarefas rotineiras.

Diminuição do uso de papéis

Clínicas que realizam uma gestão digital, conseguem reduzir o uso de papel, diminuindo os gastos, agilizando os processos e contribuindo com o meio ambiente.

Por meio da assinatura digital, documentos que antes precisavam de impressão de várias cópias (via da clínica e do paciente), acabam excluindo essa necessidade, pois tudo fica arquivado digitalmente, podendo ser acessado a qualquer momento.

Como implementar a assinatura digital na clínica?

A assinatura eletrônica é realizada por meio de uma plataforma específica, que atua com criptografia, ou seja, mantém todos o processo e todas as informações contidas nos documentos totalmente seguras, de modo que não possam ser alteradas após validadas pelos assinantes.

Para enviar os documentos aos pacientes, a clínica precisa apenas acessar a plataforma de assinatura digital, fazer upload dos documentos que devem ser assinados e, por fim, incluir os dados do destinatário que receberá o e-mail, WhatsApp ou SMS com a solicitação de assinatura.

Feito isso, o paciente receberá o documento para ser assinado e após finalizada essa etapa, a clínica é notificada. E o melhor é que o arquivo fica disponível para ser acessado a qualquer momento, diretamente na plataforma de assinatura digital para clínicas.

ArqSign e Clínica nas Nuvens

Agora que você sabe mais sobre os benefícios que um sistema de assinatura digital para clínicas oferece, que tal conhecer a plataforma ideal para sua clínica? Com o ArqSign você pode ter acesso a todas as funcionalidades que vão agilizar a coleta de assinaturas no seu negócio, e a gestão dos documentos.

E o melhor, a plataforma pode ser integrada ao software de gestão Clínica nas Nuvens, permitindo que você otimize ainda mais a gestão da sua clínica. Que tal conhecer mais sobre essa integração? Acesse o site e confira todos os benefícios.

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden